Regulamento do concurso
1. Objetivo
O Prémio António de Brum Ferreira é uma iniciativa da APGEOM – Associação Portuguesa de Geomorfólogos, que tem por objetivo promover e estimular trabalhos de investigação de excelência em Geomorfologia de investigadores/as, galardoando autores e autoras de teses de doutoramento em Geomorfologia, apresentadas em universidades portuguesas ou estrangeiras, no último caso versando obrigatoriamente sobre um tema da geomorfologia portuguesa.
O Prémio é também uma homenagem a António de Brum Ferreira, sócio fundador e primeiro Presidente da Associação Portuguesa de Geomorfólogos.
2. Condições de candidatura
2.1 O Prémio é destinado a autores e autoras de teses de doutoramento em qualquer domínio da Geomorfologia, independentemente da área científica de formação.
2.2 O Prémio destina-se a autores e autoras de teses de doutoramento desenvolvidas em instituições de ensino superior portuguesas, ou de outros países, no último caso, desde que o trabalho inclua análise de território português.
2.3 Podem concorrer ao prémio autores e autoras de qualquer nacionalidade, cujas teses tenham sido escritas numa das seguintes línguas: português, espanhol, inglês ou francês.
2.4 Autores e autoras podem ter qualquer background disciplinar, desde que o trabalho apresentado se enquadre no domínio da Geomorfologia e tenha sido escrito com a finalidade de obtenção do título de doutor/doutora.
2.5 Podem concorrer à 1ª edição do Prémio autores e autoras de teses que tenham sido defendidas, com sucesso, depois de agosto de 2021.
3. Procedimentos de Candidatura
3.1. As candidaturas devem ser enviadas por email até ao dia 29 de fevereiro de 2024, para o seguinte endereço: apgeom.dir@apgeomorfologos.pt.
3.2 As candidaturas devem incluir:
– Cópia digital da tese para obtenção do grau de doutor/doutora;
– Versão digital do CV;
– Cópia digital do certificado de conclusão do doutoramento.
4. Júri
Presidente:
José Luís Zêzere (presidente da APGEOM)
Vogais:
Ana Ramos Pereira
António Martins
Carlos Bateira
Diamantino Pereira
5. Procedimento de avaliação
5.1 Cada candidatura será avaliada pelo menos por 2 jurados, que classificarão a tese numa escala de 0 a 100.
5.2 Serão utilizados os seguintes critérios, com igual peso (25%):
– Qualidade científica da investigação desenvolvida;
– Originalidade de pesquisa realizada;
– Qualidade da metodologia;
– Relevância dos resultados para o avanço do conhecimento geomorfológico.
5.3 As classificações finais serão consensualizadas em reunião plenária do júri.
5.4 Os membros do júri que tenham conflito de interesses com os candidatos e candidatas ao Prémio não participarão da avaliação dessas candidaturas.
5.5 O júri tem a possibilidade de solicitar pareceres sobre a tese a referees externos.
5.6 Os referees externos não têm direito de voto.
5.7 O trabalho com classificação consensualizada mais elevada será o vencedor. Podem ser ainda atribuídas até duas menções honrosas.
5.8 Por decisão unânime dos membros do Júri, o prémio poderá não ser atribuído.
5.9 As decisões do Júri não são passíveis de recurso.
6. Prémio
6.1 O Prémio António de Brum Ferreira para a investigação em Geomorfologia – 1ª edição será atribuído em cerimónia pública integrada no X Congresso Nacional de Geomorfologia, a realizar em Lisboa em setembro de 2024.
6.2 O/A vencedor/a do Prémio receberá um diploma e um valor monetário de 1500 euros, desejavelmente para participação numa conferência internacional à sua escolha e/ou publicação dos resultados obtidos numa revista científica em acesso aberto.
6.3 Às menções honrosas serão atribuídos diplomas.
6.4 Os/as candidatos/as aceites ao concurso terão direito a inscrição (com joia) como sócio da APGEOM, caso ainda não o sejam, e ao pagamento de uma cota anual.